Este relato de experiência evidencia o processo de ensino das danças regionais no 9º ano do Ensino Fundamental a partir de atividades ritmadas e jogos, esse processo é resultado das ações desenvolvidas através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Estadual de Feira de Santana (PIBID/UEFS), por uma bolsista de iniciação à docência do subprojeto de Educação Física, em uma escola pública estadual no município de Feira de Santana - Bahia. A dança é um conteúdo que precisa estar presente nas aulas de Educação Física, contudo, a sua inserção na sala de aula é atravessada pela resistência dos alunos e pelas limitações formativas enfrentadas pelos professores de Educação Física em relação ao ensino da dança, dessa forma, além de proporcionar a aproximação de futuros professores de Educação Física, o PIBID também permite a construção e sistematização de opções metodológicas para o trato com conteúdos específicos da Educação Física. Dessa forma, esse relato perpassa pelos processos de observação, coparticipação e regência das aulas propostos pelo PIBID/UEFS, onde os resultados mostraram que muitos alunos desconheciam danças regionais, havendo resistência na execução dos movimentos de dança e desafios relacionados ao gênero, mas que, ao ser oportunizado a vivência e integração com essa temática, houve aprendizagem significativa e compreensão das diferentes dimensões que permeiam essa prática corporal enquanto conteúdo das aulas de Educação Física.