O Programa Residência Pedagógica (PRP) propicia aos estudantes dos cursos de licenciatura a oportunidade de vivenciar experiências pedagógicas em perspectiva teórica e prática e o exercício de habilidades, competências e identidade profissional em construção. Este artigo trata-se de um relato de experiência sobre a atuação da primeira turma do curso de Licenciatura em Turismo EaD no Programa de Residência Pedagógica da UFRRJ, edição 2022. O objetivo principal deste trabalho é descrever as atividades pedagógicas e as formas de articulação teórica e prática da formação docente realizadas na ambientação e regência por meio do PRP em uma escola estadual de educação profissional do Rio de Janeiro. Foram utilizados como recursos metodológicos, os elementos da própria experiência, como a observação no período de ambientação, a reflexão e a descrição dos processos formativos e práticas vivenciados durante os dois primeiros módulos do programa, além de referenciais teóricos oriundos da educação e sobre o ensino de turismo, relevantes para embasamento dos fatos apresentados. Por meio da experiência nos dois módulos foi possível articular teoria e prática e vivenciar de forma efetiva diversas estratégias de ensino, dificuldades e possibilidades de aprendizagem de acordo com o ambiente escolar.