O presente trabalho, relato de experiência, trata da nossa participação no subprojeto Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza e Matemática, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Tal subprojeto está sendo desenvolvido na Escola Família Agrícola (EFA), localizada no município de São Luís Gonzaga do Maranhão. O relato apresenta a importância do PIBID na formação inicial de professores, a partir de uma reflexão da nossa vivência na iniciação à docência. O referencial teórico utilizado no trabalho, são: Soares, et al. (2020), Tardif (2014), Pimenta (1997), Araújo (2011) e Portaria Nº 83, de 27 de abril de 2022, que tratam das diversas transformações; identidade profissional; desafios educacionais; aperfeiçoamento da formação docente em nível superior a partir do PIBID. Consideramos que o programa está contribuindo na nossa formação docente, pois tem possibilitado trocas de experiências e vivências práticas relacionadas ao ambiente escolar; oportunizando, ainda no estágio inicial da nossa graduação, a ambientação em sala de aula e em outros espaços escolares no papel de um educador e enriquecido a nossa formação nos três pilares formativos: ensino, pesquisa e extensão. Está experimentando a prática docente tem nos possibilitado refletir sobre a ideia de que nós, como educadores, temos o propósito de contribuir na construção social e humana dos alunos da educação básica, de forma a fazer parte de sua história de vida.