Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

CURRÍCULO, HETEROTOPIA E EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE: O ESTADO DA QUESTÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 03: Políticas educacionais, avaliação e Currículo
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104128
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1718
    "inscrito_id" => 8083
    "titulo" => "CURRÍCULO, HETEROTOPIA E EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE: O ESTADO DA QUESTÃO"
    "resumo" => "O presente artigo objetiva apresentar o Estado da Questão (EQ) acerca do entrelaçamento entre o Currículo, as Heterotopias e a Educação para a(s) Sexualidade(s). Nesta análise foram selecionados 15 trabalhos decorrentes de diversas pesquisas encontradas nos indexadores selecionados. Os resultados permitiram compreender uma confluência que oportuniza disputas acerca dos corpos, sexos, gêneros e sexualidades nos documentos oficiais, sobretudo, entre políticas de alargamento e conservação. Além disso, foi possível perceber uma relação com a construção das identidades e subjetividades nos espaços escolares. Por fim, embora dispusessem de críticas à regulação biopolítica nos documentos curriculares, apresentaram possibilidades e resistências a partir da prática pedagógica."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 03: Políticas educacionais, avaliação e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID8083_TB1718_14112023173159.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ WILKER MORAES VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Wilker"
    "autor_email" => "wkrmoraes@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104128
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1718
    "inscrito_id" => 8083
    "titulo" => "CURRÍCULO, HETEROTOPIA E EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE: O ESTADO DA QUESTÃO"
    "resumo" => "O presente artigo objetiva apresentar o Estado da Questão (EQ) acerca do entrelaçamento entre o Currículo, as Heterotopias e a Educação para a(s) Sexualidade(s). Nesta análise foram selecionados 15 trabalhos decorrentes de diversas pesquisas encontradas nos indexadores selecionados. Os resultados permitiram compreender uma confluência que oportuniza disputas acerca dos corpos, sexos, gêneros e sexualidades nos documentos oficiais, sobretudo, entre políticas de alargamento e conservação. Além disso, foi possível perceber uma relação com a construção das identidades e subjetividades nos espaços escolares. Por fim, embora dispusessem de críticas à regulação biopolítica nos documentos curriculares, apresentaram possibilidades e resistências a partir da prática pedagógica."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 03: Políticas educacionais, avaliação e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID8083_TB1718_14112023173159.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ WILKER MORAES VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Wilker"
    "autor_email" => "wkrmoraes@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar o Estado da Questão (EQ) acerca do entrelaçamento entre o Currículo, as Heterotopias e a Educação para a(s) Sexualidade(s). Nesta análise foram selecionados 15 trabalhos decorrentes de diversas pesquisas encontradas nos indexadores selecionados. Os resultados permitiram compreender uma confluência que oportuniza disputas acerca dos corpos, sexos, gêneros e sexualidades nos documentos oficiais, sobretudo, entre políticas de alargamento e conservação. Além disso, foi possível perceber uma relação com a construção das identidades e subjetividades nos espaços escolares. Por fim, embora dispusessem de críticas à regulação biopolítica nos documentos curriculares, apresentaram possibilidades e resistências a partir da prática pedagógica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.