O uso de jogos didáticos tem se apresentado como importante estratégia para potencializar a aprendizagem e motivar os estudantes. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo apresentar o estudo sistemático do tema jogos didáticos e atividades lúdicas no ensino de química produzidos no contexto do PIBID e apresentados nas edições do evento JALEQUIM (2014-2021). Para tanto, realizou-se um estudo com abordagem qualitativa e do tipo Estado do Conhecimento em três etapas: a) definição das plataformas de busca; b) definição das palavras-chaves; c) análise descritiva. Os resultados apontam 44 trabalhos, grande parte publicados em 2014 (21), primeira edição do evento. Os conteúdos de maior preferência são Tabela Periódica e Ligações Químicas. Quanto ao tipo de jogo, destaca-se jogos de tabuleiro e cartas. O levantamento realizado foi importante para os bolsistas do Subprojeto Química do IF Goiano permitindo aprofundamento teórico sobre o assunto e mapeando atividades que podem ser realizadas no âmbito do PIBID. Esperamos que este trabalho incentive também outros estudos e propostas de ensino que utilizem jogos.