RESUMO O presente trabalho caracteriza-se por um relato de experiências exitosas do programa de Residência Pedagógica, programa financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior, sendo realizado através do projeto interdisciplinar dos cursos de Licenciatura em Letras e Ciência da Computação da Universidade de Pernambuco. Esse projeto foi realizado nos períodos de maio de 2022 a outubro de 2023, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Garanhuns, sendo desenvolvido no 2º ano do Ensino Médio em uma turma do curso Técnico Integrado em Eletroeletrônica. O projeto intitulado de “Mulheres: A biografia da Resistência” buscou desenvolver competências e habilidades orientadas na BNCC e concernentes ao gênero biografia com o uso da gamificação através do jogo “O BARRETÃO”. O projeto utilizou a temática feminista, verticalizada para as vozes femininas silenciadas durante a ditadura militar, para compreender o gênero Biografia e os processos de inferenciação associativa, particularizada, de generalização e por parafraseamento. A gamificação foi utilizada como estratégia de aprendizagem do gênero biografia durante a execução do jogo BARRETÃO proposto em três missões, com atividades plugadas e desplugadas, buscando engajamento e um processo de aprendizagem com reflexão e conscientização, tanto dos discentes quanto dos profissionais, estudantes em PRP e a preceptora. Observou-se que a gamificação se revelou como uma estratégia eficiente e eficaz não só para o desenvolvimento de habilidades de Língua Portuguesa, mas também para aspectos de sociabilidade e criatividade da turma. Palavras chave: Gamificação, Ranúsia, Jogo, Ensino médio.