Este artigo explora a relevância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação inicial de professores, enfatizando a articulação entre teoria e prática em contexto educacional. Discute a necessidade de superar a dualidade entre teoria/prática e outros aspectos do contexto acadêmico para melhor preparar os futuros educadores. Além disso, destaca que o PIBID pode educar os futuros professores sobre as adversidades enfrentadas no ambiente escolar, como a falta de infraestrutura e os desafios sociais. O artigo também explora como acomodar alunos com diferentes necessidades, como deficiência visual, em atividades práticas. Detalha a adaptação de atividades táteis para atender às necessidades de alunos com deficiência visual, como exploração de células vegetais e modelos táteis de estruturas florais. Descreve as visitas dos alunos ao IFAL - Campus Maceió e a participação ativa dos alunos com deficiência visual. O estudo destaca a importância da formação adequada de professores para atender à diversidade das necessidades de aprendizagem dos alunos. As conclusões destacam a necessidade de os docentes abordarem eficazmente os conteúdos, especialmente para alunos com deficiência, para garantir um acesso equitativo ao currículo.