A formação de professores vai além da graduação, exigindo práticas e experiências na realidade escolar, apenas a teoria na formação inicial muitas vezes não prepara adequadamente para os desafios diários do ensino. Projetos como o Licenciando e o PIBID (Programa de Incentivo de Bolsas de Iniciação a Docência) buscam preencher essa lacuna, aproximando os estudantes de licenciatura da realidade escolar. O presente trabalho aborda a importância de projetos de iniciação a docência para alunos de cursos de Licenciatura já nos primeiros períodos da graduação, seguindo com um relato sobre a experiência de cinco bolsistas do PIBID e dois do projeto Licenciando da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-PG), todos acadêmicos de Licenciatura em Ciências Biológicas. Os depoimentos de participantes desses programas destacam sua importância na construção da identidade docente, desenvolvendo confiança e habilidades práticas. Esses projetos fortalecem a relação entre teoria e prática, melhorando a qualidade da educação e preparando futuros professores de uma forma mais sólida e preparada.