Atualmente nas escolas públicas, os alunos dispõem de informações na “palma da mão”, podendo ser utilizadas em qualquer momento, principalmente para o ensino de física. Um termo muito utilizado atualmente são os usos de memes, a ideia de meme pode ser resumida por tudo aquilo que é copiado ou imitado e que se espalha com rapidez entre as pessoas, nas redes sociais com tom humorístico, reflexão, cultura, cidadania, estudos, dentre outras informações, este conceito também pode ser usado em salas de aulas para estimular a aprendizagem dos estudantes do ensino médio. A pesquisa é aplicada, descritiva e experimental para geração de conhecimentos sobre o ensino de física na escola, e propor ferramenta que amplie o material disponibilizado ao professor. O uso de práticas pedagógicas se torna importante na medida que os alunos têm acesso a novas tecnologias no seu dia a dia, portanto, cabe ao professor utilizar ferramentas inovadoras em suas salas de aulas atrelado a novas tecnologias. O uso de memes como ferramenta pedagógica pode enriquecer o ambiente de aprendizagem na sala de aulas das escolas, por estimular a aprendizagem de forma divertida, interativa e dinâmica, percebendo que essa metodologia precisa ser feita de acordo com a realidade cultural e social dos alunos.