O presente relato de experiência visa resgatar as vivências formativas do Subprojeto Biologia do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), no Campus de São Luís - MA, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no período de 2018 a 2020. O subprojeto teve como escola-campo o Centro Educa Mais Y Bacanga, escola de tempo integral da rede estadual de ensino, no Maranhão, contando com a participação de um grupo formado por 10 licenciandos/as. Busco rememorar, neste relato de experiência, ações realizadas pelos/as integrantes do referido subprojeto, que demonstram a qualidade de constituição docente proporcionada pelo programa e asseveram a defesa do Pibid como espaço-tempo de constituição de identidades docentes. No que diz respeito ao percurso metodológico adotado no contexto do nosso subprojeto, as atividades executadas eram de duas naturezas: 1. as realizadas ao público acadêmico, no campus, almejando o compartilhamento dos nossos estudos na área de Educação; 2. as desenvolvidas no espaço escolar, envolvendo não apenas a sala de aula, mas a rotina de um/a docente de escola de tempo integral, participando de projetos, eventos, planejamentos, reuniões e propostas interdisciplinares. Enfim, ao longo do desenvolvimento da proposta, ficou evidente a relevância do programa tanto para a universidade como para a escola, cujas vivências dos/as licenciandos/as fortaleceram a constituição de suas identidades como professores/as e pesquisadores/as da Educação. Ademais, o Maranhão carece de maior desenvolvimento em muitas escolas públicas, e o Pibid, aliado a outros programas e políticas públicas nessa área, pode contribuir às transformações sociais que necessitamos.