Este relato descreve uma sequência didática desenvolvida no Programa de Residência Pedagógica – UFBA, em Salvador (BA), com objetivo de abordar questões de diversidade, identidade e racismo numa turma de 8º ano - Ensino Fundamental II. A escolha desse tema foi motivada por observações de episódios de racismo recreativo e falta de reconhecimento identitário e racial na turma. A sequência didática, intitulada "Consciência, cor e arte: Racismo na escola", buscou promover uma educação antirracista, instigando a reflexão crítica e incentivando a valorização da diversidade. Baseou-se em propostas pedagógicas de Ário Gonçalves, além de autores como Freire (2004), Adichie (2019), os Referenciais Curriculares de Arte para o Ensino Fundamental da rede municipal de educação de Salvador (2017), a BNCC (2018) e o trabalho da artista educadora Angélica Dass, teve como objetivo cultivar cidadãos conscientes, críticos e culturalmente sensíveis, prontos para combater o preconceito e contribuir para uma sociedade inclusiva e diversa.