Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A ESCUTA DA VOZ DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 102680
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 33
    "inscrito_id" => 208
    "titulo" => "A ESCUTA DA VOZ DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Este estudo decorre da pesquisa de Dissertação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de Mestrado em Ensino, junto a Universidade do Vale do Taquari – Univates/RS. A pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo documental e de uma aproximação com a pesquisa-ação, teve como objetivo investigar de que modo a escuta da voz das crianças é levada em consideração nas práticas pedagógicas de uma educadora da Educação Infantil. Os dados extraídos do campo de pesquisa, de modo virtualizado, foram gerados através de fotografias, de filmagens, de entrevistas semiestruturadas e de um diário reflexivo. A partir da análise de dados, observou-se que o planejamento diário da educadora estava organizado na abordagem emergente e fundamentado em teorias educacionais. A Estratégia de Ensino utilizada pela educadora foi a escuta. E o modo como ela deu visibilidade à escuta da voz das crianças em sua prática pedagógica, foi a partir da estruturação de quatro sessões lúdicas na sala referência da turma de Pré-Escola Nível B, que favoreceram o desenvolvimento do ensino e a aprendizagem das crianças de 4 a 5 anos de idade."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV190_MD1_ID208_TB33_21112023144943.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARINE ROZANE STEFFENS"
    "autor_nome_curto" => "CARINE"
    "autor_email" => "csteffens@universo.univates.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI (UNIVATES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 102680
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 33
    "inscrito_id" => 208
    "titulo" => "A ESCUTA DA VOZ DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Este estudo decorre da pesquisa de Dissertação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de Mestrado em Ensino, junto a Universidade do Vale do Taquari – Univates/RS. A pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo documental e de uma aproximação com a pesquisa-ação, teve como objetivo investigar de que modo a escuta da voz das crianças é levada em consideração nas práticas pedagógicas de uma educadora da Educação Infantil. Os dados extraídos do campo de pesquisa, de modo virtualizado, foram gerados através de fotografias, de filmagens, de entrevistas semiestruturadas e de um diário reflexivo. A partir da análise de dados, observou-se que o planejamento diário da educadora estava organizado na abordagem emergente e fundamentado em teorias educacionais. A Estratégia de Ensino utilizada pela educadora foi a escuta. E o modo como ela deu visibilidade à escuta da voz das crianças em sua prática pedagógica, foi a partir da estruturação de quatro sessões lúdicas na sala referência da turma de Pré-Escola Nível B, que favoreceram o desenvolvimento do ensino e a aprendizagem das crianças de 4 a 5 anos de idade."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV190_MD1_ID208_TB33_21112023144943.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARINE ROZANE STEFFENS"
    "autor_nome_curto" => "CARINE"
    "autor_email" => "csteffens@universo.univates.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI (UNIVATES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este estudo decorre da pesquisa de Dissertação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de Mestrado em Ensino, junto a Universidade do Vale do Taquari – Univates/RS. A pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo documental e de uma aproximação com a pesquisa-ação, teve como objetivo investigar de que modo a escuta da voz das crianças é levada em consideração nas práticas pedagógicas de uma educadora da Educação Infantil. Os dados extraídos do campo de pesquisa, de modo virtualizado, foram gerados através de fotografias, de filmagens, de entrevistas semiestruturadas e de um diário reflexivo. A partir da análise de dados, observou-se que o planejamento diário da educadora estava organizado na abordagem emergente e fundamentado em teorias educacionais. A Estratégia de Ensino utilizada pela educadora foi a escuta. E o modo como ela deu visibilidade à escuta da voz das crianças em sua prática pedagógica, foi a partir da estruturação de quatro sessões lúdicas na sala referência da turma de Pré-Escola Nível B, que favoreceram o desenvolvimento do ensino e a aprendizagem das crianças de 4 a 5 anos de idade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.