O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa significativa para a formação de licenciandos, oferecendo oportunidades únicas de imersão em atividades de aprendizagem à docência e iniciação à pesquisa. Este estudo destaca que as experiências no PIBID contribuem de maneira significativa para a formação inicial de professores, melhorando a dinâmica das escolas associadas e incentivando a adoção de novas metodologias de ensino, enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica. A interação entre a universidade e a realidade escolar é fortalecida pelo PIBID, promovendo a formação de professores mais capacitados e engajados, impactando positivamente sua futura atuação profissional. A revitalização do laboratório de Ciências durante o PIBID, usando a metodologia 5S, ilustra essa integração teoria-prática, facilitando o aprendizado dos alunos por meio de experimentações e demonstrando a importância da interação entre teoria e prática no ensino de Química. Os depoimentos dos alunos e a observação do avanço em seu engajamento evidenciam a relevância da integração de atividades práticas no processo educativo. Em última análise, o PIBID emerge como um catalisador essencial para a formação inicial dos futuros professores de Química, preparando-os de maneira mais consciente e engajada para os desafios futuros de sua profissão docente.