Este artigo objetiva trazer conceitos físicos, cognitivos e emotivos sobre a leitura e apontar como ocorre a leitura em diferentes esferas, perpassando por aspectos físicos e culminando na leitura realizada por meio das telas – algo corriqueiro na humanidade nos dias atuais. Por meio de uma retomada bibliográfica dos atos de leitura, veremos não apenas o ato físico, mas também a leitura em nível sociocognitivo. Vamos redesenhar o olhar sobre a leitura e ampliar este conceito para acompanhar um mundo conectado digitalmente e compreender o porquê a leitura aprofundada é tão importante para o fazer docente, e que aquele que tem o poder de ler e compreender, pode ensinar de forma mais eficaz. Algumas pessoas têm mais facilidade para realizar a leitura, enquanto outros, não conseguem se aprofundar em textos independentemente do gênero que seja. Veremos, neste artigo, que a leitura precede a escrita e além de estar presente nos mais diversos aspectos, auxilia os professores na formação de seu alunado. Um professor que compreende como se consolida e se adquire a leitura, também tem a capacidade de ensinar de forma mais dinâmica e eficiente.