Esta pesquisa tem como objetivo analisar os dizeres dos professores de matemática que atuam em turmas do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, sobre a prática que desenvolvem no contexto de escolas públicas, da educação básica, no município de Canaã dos Carajás, no estado do Pará. Foi utilizada uma abordagem qualitativa e os dados foram obtidos por meio de uma entrevista semiestruturada realizada com três professores que atuam nessas turmas, no referido município. Para fundamentar a análise e discussão dos resultados foram utilizados autores que discutem a temática, tais como: D’Ambrosio (2009),Brighente e Mesquida (2016), Baumgartel (2016), Pontes (2018), Pontes (2019), Santos (2020), entre outros.Dentre os principais resultados, pode-se destacar que o professor possui um papel fundamental de despertar o interesse do aluno em aprender e quebrar a pré-concepção que muitos trazem de casa de que a matemática é impossível de ser aprendida, principalmente nesse cenário pós-pandêmico em que as dificuldades no aprendizado se agravaram. A utilização de recursos lúdicos, palpáveis ou digitais, situações-problema e exemplicação por meio de situações cotidianas podem envolver os alunos na construção do saber matemático e quebrar a maneira mecanizada como muitos aprendem. Pode-se inferir que é fundamental que o professor sempre esteja buscando aprimorar sua prática, refletir sobre o que pode ser melhorado e tenha em mente que a docência é um aprendizado constante