Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

ENSINAR MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES QUE ATUAM EM TURMAS DO 5º AO 9º ANO NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL

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Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar os dizeres dos professores de matemática que atuam em turmas do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, sobre a prática que desenvolvem no contexto de escolas públicas, da educação básica, no município de Canaã dos Carajás, no estado do Pará. Foi utilizada uma abordagem qualitativa e os dados foram obtidos por meio de uma entrevista semiestruturada realizada com três professores que atuam nessas turmas, no referido município. Para fundamentar a análise e discussão dos resultados foram utilizados autores que discutem a temática, tais como: D’Ambrosio (2009),Brighente e Mesquida (2016), Baumgartel (2016), Pontes (2018), Pontes (2019), Santos (2020), entre outros.Dentre os principais resultados, pode-se destacar que o professor possui um papel fundamental de despertar o interesse do aluno em aprender e quebrar a pré-concepção que muitos trazem de casa de que a matemática é impossível de ser aprendida, principalmente nesse cenário pós-pandêmico em que as dificuldades no aprendizado se agravaram. A utilização de recursos lúdicos, palpáveis ou digitais, situações-problema e exemplicação por meio de situações cotidianas podem envolver os alunos na construção do saber matemático e quebrar a maneira mecanizada como muitos aprendem. Pode-se inferir que é fundamental que o professor sempre esteja buscando aprimorar sua prática, refletir sobre o que pode ser melhorado e tenha em mente que a docência é um aprendizado constante

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