Em uma prática pedagógica vinculada ao Programa Residência Pedagógica, o insucesso de alunos de uma turma de terceiro ano de Ensino Médio em atividade avaliativa na disciplina de química tornou evidente que apenas metodologias passivas podem não conduzir, de forma efetiva, o processo de ensino e aprendizagem. Visto isso, o estudo apresenta a análise de uma aula desenvolvida por meio de Rotação por Estações para o ensino de Química Orgânica. Dentre as metodologias de abordagem qualitativa para coleta de dados que existem, esta pesquisa foi realizada por meio de Observação Participante e os dados foram coletados durante e posteriormente ao desenvolvimento da Rotação por Estações. Por meio do processo de análise, chegou-se a três categorias: Importância do planejamento educacional; Ludicidade na educação / Ensino lúdico; e Trabalho entre pares. A partir delas, conclui-se que o uso de Metodologias Ativas corresponde não somente a uma alternativa às práticas pedagógicas tradicionais, mas, especialmente, provocam o aluno a movimentar-se, envolver-se, dispor-se à participação e cooperação nos processos de ensino e de aprendizagem.