O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), tem como finalidade inserir estudantes às salas de aula para antecipar sua atuação com a iniciação à docência na rede pública de ensino básico, no entanto, Este trabalho busca identificar quais são as metodologias usadas pelos discentes de Educação Física- etapa comum no campus de atuação, tem por objetivo verificar quais os tipos de planejamentos que são abordados nas aulas do ensino médio e quais os direcionamentos e critérios para elaboração das aulas e como devem ser aplicadas. Evidenciando a contribuição das metodologias de ensino e de que forma contribui na iniciação à docência dos discentes PIBIDIANO destacando aspectos em comum, no campus de atuação, seus desafios, potencialidades e impactos para a formação dos futuros professores e para a aprendizagem dos discentes. A pesquisa de campo foi realizada, com bases em artigos, livros e com o estudo discursivo, por meio de um questionário com 5 perguntas sócio demográficas e 10 de acordo com a temática para os atuais discentes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Neste artigo foi abordado o conteúdo sobre as metodologias no ensino médio pelos pibidianos em seus campos de atuação, para que sejam potencializadas e estimuladas a formação dos futuros docentes, evidenciando a importância que o PIBID exerce tanto na formação dos discentes quanto no aprendizado dos estudantes.