Esse artigo é fruto da sistematização da experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-Edital 2022-2024), no contexto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Centro Acadêmico do Agreste (CAA) no Curso de Pedagogia, em Caruaru-PE. Desenvolvido no território camponês, o estudo toma como objeto a articulação da Educação do Campo, seus artefatos culturais no território e a alfabetização e letramento dos estudantes na comunidade. O objetivo geral é Analisar como se dá a articulação das atividades interventivas do Pibid na escola do campo com a comunidade e seus artefatos culturais, enquanto alimentadores do processo de alfabetização e letramento dos estudantes. E os específicos 1) Identificar os artefatos culturais da comunidade local; e 2) Levantar as atividades de alfabetização e letramento propostas relacionando-as com os artefatos culturais identitários do território. Para tanto, tomamos Caldart (2012) para trabalhar com o conceito de Educação do Campo; Freire (1970), Brandão (1986) o conceito de cultura e SOARES, (2004) e (2020) alfabetização e letramento. A metodologia é de abordagem qualitativa (Lüdke & André, 2018) com foco na intervenção interdisciplinar. Assim, a prática pedagógica que insere ao currículo a concepção freireana de cultura, promove maior engajamento destes/as sujeitos/as pois ao se identificarem nos conteúdos apresentados em sala de aula, percebem-se como protagonistas e também produtores de cultura.