O presente resumo é uma síntese do trabalho que foi desenvolvido pelos estudantes Daniel Moraes e Miriã Costa, ambos graduandos em Pedagogia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) - Núcleo Pedagogia. Entre os meses de fevereiro e abril de 2023, atuamos em duas turmas de primeiro ano, na escola anexa do Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha (Instituto de Educação) - Escola de Ensino Fundamental Dinah Néri Pereira. Trabalhamos com os alunos uma temática de extrema relevância para a formação deles enquanto sujeitos pertencentes à sociedade: o reconhecimento da própria identidade e o respeito à diversidade. Em conformidade com os itens EF03GE02RS-2 e EF03GE02RS-3 do Referencial Curricular Gaúcho que fala sobre reconhecer a si, a diversidade e respeitá-la, planejamos atividades como o Projeto Identidade que consistiu em confeccionarmos uma carteira de identidade contendo os nomes dos alunos, um auto retrato deles e o nome de seus pais. Realizamos também uma roda de conversa sobre configurações familiares, embasada através da leitura e reflexão do livro “O Livro da Família” do autor Todd Parr, onde a proposta era um debate sobre as diferentes formas de famílias, adoção e diferenças raciais e de gênero. Os estudantes se mostraram muito abertos ao debate e fizeram apontamentos pertinentes sobre a temática, demonstrando compreensão do conteúdo trabalhado.