A questão ambiental tem sido motivo de reflexão e de discussão no âmbito das atividades realizadas nas escolas de educação básica. O descarte incorreto de materiais, especificamente o plástico, foi o tema tratado na sequência didática, objeto de estudo desse relato de experiência. O ensino de ciências por investigação foi a metodologia utilizada para o planejamento e aplicação da sequência didática. Os pressupostos teóricos de tal metodologia estão amparados nos trabalhos de Piaget sobre a forma como os indivíduos constroem o conhecimento e nos trabalhos de Vigotsky sobre o desenvolvimento das funções mentais superiores a partir das relações sociais. A sequência foi aplicada a uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola pública do estado de São Paulo durante 4 aulas de 45 minutos. A sequência iniciou com uma problematização a partir de duas imagens seguida por dois experimentos investigativos. Após as duas atividades, foi solicitado aos alunos para que respondessem questionários após discussão com os pares e com a residente. A análise das respostas foi realizada a partir de duas unidades de análise: Participação e Aprendizagem. Os resultados indicaram que apesar da aplicação de uma metodologia diferenciada os alunos não tiveram uma participação e uma aprendizagem adequadas, indicando a necessidade de pesquisas mais aprofundadas com a turma.