No atual cenário educacional, a leitura crítica é uma ferramenta imprescindível para a formação holística do aluno, especialmente se se considerar a geração que está se preparando para enfrentar os desafios do século XXI. Esta pesquisa analisa como o foco em leitura, conforme abordado pelo material estruturado, potencializa o desempenho e a compreensão do aluno do 9.° ano durante o exame do Saeb. Assim, o principal objetivo desta investigação, de cunho qualitativo, foi descortinar as maneiras pelas quais os tópicos e as abordagens de leitura impactam no desenvolvimento acadêmico e crítico dos discentes, particularmente nas exigentes avaliações, como as do Saeb. O estudo incluiu a elaboração de uma definição sólida e atualizada de leitura crítica; a escolha criteriosa de duas unidades específicas do material didático para análise; a conexão entre o conceito teórico de leitura crítica e as unidades selecionadas; e uma avaliação sobre a eficácia dessas unidades no preparo dos estudantes para alcançarem um desempenho exemplar no Saeb. Como alicerce teórico, utilizou-se JOUVE (2002), DURÃO (2016) e CECHINEL (2022), para se estabelecer um diálogo entre os conceitos teóricos e o material em questão. A pesquisa foi realizada durante o Programa Residência Pedagógica — Subprojeto Língua Portuguesa, do curso de Letras — Língua Portuguesa da Universidade Federal de Rondonópolis/MT. Os resultados obtidos não apontam para o pleno desenvolvimento da leitura crítica dos alunos; afirmam a falta de diversidade de gêneros literários, autores e obras; e a necessidade de atualização e inclusão de atividades que promovam a análise crítica dos textos.