Este trabalho pretende apresentar um relato de experiência de atividades de ensino desenvolvidas no âmbito do PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Como parte do subprojeto de Língua Portuguesa do Curso de Letras do IFPR - Campus Palmas, foram desenvolvidas atividades sobre os gêneros textuais com o 3º Ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual. Para tanto, selecionou-se o gênero dissertativo-argumentativo, como forma de contribuir para a ampliação do domínio textual e do desempenho dos alunos em provas de redação do ENEM e demais vestibulares. O objetivo principal da atividade foi o de complementar a abordagem e os materiais sugeridos pela Plataforma Redação Paraná. Mediante uma reflexão crítica sobre as propostas da Plataforma, identificou-se um conjunto de limitações que comprometia a qualidade da aprendizagem. Desse modo, com base em pressupostos do Letramento Crítico e de estudos sobre os gêneros do discurso, foram desenvolvidas atividades sobre a elaboração de projeto de texto, o encadeamento dos argumentos visando à progressividade argumentativa e a articulação entre as partes textuais com o intuito de construir um texto persuasivo e coeso. A experiência colocada em prática nesta ocasião permitiu constatar que a prática contextualizada e dinâmica alcança um efeito muito mais positivo do que a simples utilização de slides e demais materiais genéricos disponibilizados na Plataforma Redação Paraná. As limitações percebidas nesses recursos e ferramentas acabam resultando em atrasos no aprendizado dos alunos. Assim, destaca-se a importância de se construir práticas significativas em conformidade com o contexto situacional do público específico envolvido.