Este trabalho trata-se de um relato de experiência referente às vivências dentro de sala de aula, das Residentes do Programa de Residência Pedagógica, do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), juntamente com a Preceptora, em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede municipal de Fortaleza-CE. Em que foi desenvolvido um projeto de leitura e escrita, com base nas histórias em quadrinhos da Turma da Mônica e com o uso de recursos como jogos educativos, vídeos e revistas, que objetivaram despertar a curiosidade e a imaginação das crianças com atividades lúdicas e prazerosas, no sentido de incentivar o processo de leitura e escrita, provocando a produção de conhecimentos e conceitos consolidados. No decorrer do Projeto, fomos realizando diversas atividades utilizando os jogos pedagógicos feitos com materiais recicláveis com os quais dialogamos com as crianças a construção desses jogos e os seus objetivos. Através dos materiais pedagógicos foi possível perceber que as crianças se sentem mais instigadas a participar efetivamente das atividades envolvendo a alfabetização e o letramento. A metodologia utilizada para construção deste trabalho foi o relato de experiência, apoiado nos referenciais teóricos de Chateau(1987), Niles e Socha (2015), Piaget (1964), Alves (2004), Ferreiro (2004) e Malaguzzi(2018). O uso dos jogos trouxe resultados significativos, houve uma melhora no processo de leitura e escrita das crianças, possibilitou trabalhar com diferentes níveis de dificuldade, permitiu a cooperação entre as crianças, e estimulou uma maior interação e participação da turma.