Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ALICERÇADA NAS TEORIAS HISTORICO CRÍTICAS

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103273
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 702
    "inscrito_id" => 4575
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ALICERÇADA NAS TEORIAS HISTORICO CRÍTICAS"
    "resumo" => "Este trabalho de pesquisa visa analisar as práticas pedagógicas obtidas através do Programa Residência Pedagógica (PRP), que podem favorecer o ensino voltado para o aluno, tendo como objetivos: problematizar os benefícios do diário de bordo na vida do residente; analisar a prática pedagógica do professor na formação de um aluno crítico através do PRP e identificar como o Residência Pedagógica favorecer a construção da identidade do docente. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica, a partir de autores que estudam a formação docente em uma visão histórico crítica. Neste trabalho se apresenta alguns relatos da experiência vivenciadas no Programa Residência, através do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão-CESC campos Caxias, apresentando os resultados alcançados durante o primeiro módulo do Residência Pedagógica havendo o estudo teórico onde nos pressupõe ler textos e analisá-los no diário de bordo apontando nossas opiniões e os encontros foram tanto de forma remota como presencial tendo a participação de professores, doutores e mestres em alguns circuitos de palestras e rodas de conversa que enriqueceram ainda mais na formação das residentes. Relatar sobre o Programa serve como fonte de pesquisa sobre a importância de ter essas experiências formadoras, pois o mesmo nos incentiva a ter um pensamento mais crítico sobre a nossa prática docente."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID4575_TB702_31082023000520.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAIS MIRELI COSTA MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "LAIS MIRELI"
    "autor_email" => "mireli.lays579@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103273
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 702
    "inscrito_id" => 4575
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ALICERÇADA NAS TEORIAS HISTORICO CRÍTICAS"
    "resumo" => "Este trabalho de pesquisa visa analisar as práticas pedagógicas obtidas através do Programa Residência Pedagógica (PRP), que podem favorecer o ensino voltado para o aluno, tendo como objetivos: problematizar os benefícios do diário de bordo na vida do residente; analisar a prática pedagógica do professor na formação de um aluno crítico através do PRP e identificar como o Residência Pedagógica favorecer a construção da identidade do docente. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica, a partir de autores que estudam a formação docente em uma visão histórico crítica. Neste trabalho se apresenta alguns relatos da experiência vivenciadas no Programa Residência, através do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão-CESC campos Caxias, apresentando os resultados alcançados durante o primeiro módulo do Residência Pedagógica havendo o estudo teórico onde nos pressupõe ler textos e analisá-los no diário de bordo apontando nossas opiniões e os encontros foram tanto de forma remota como presencial tendo a participação de professores, doutores e mestres em alguns circuitos de palestras e rodas de conversa que enriqueceram ainda mais na formação das residentes. Relatar sobre o Programa serve como fonte de pesquisa sobre a importância de ter essas experiências formadoras, pois o mesmo nos incentiva a ter um pensamento mais crítico sobre a nossa prática docente."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID4575_TB702_31082023000520.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAIS MIRELI COSTA MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "LAIS MIRELI"
    "autor_email" => "mireli.lays579@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este trabalho de pesquisa visa analisar as práticas pedagógicas obtidas através do Programa Residência Pedagógica (PRP), que podem favorecer o ensino voltado para o aluno, tendo como objetivos: problematizar os benefícios do diário de bordo na vida do residente; analisar a prática pedagógica do professor na formação de um aluno crítico através do PRP e identificar como o Residência Pedagógica favorecer a construção da identidade do docente. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica, a partir de autores que estudam a formação docente em uma visão histórico crítica. Neste trabalho se apresenta alguns relatos da experiência vivenciadas no Programa Residência, através do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão-CESC campos Caxias, apresentando os resultados alcançados durante o primeiro módulo do Residência Pedagógica havendo o estudo teórico onde nos pressupõe ler textos e analisá-los no diário de bordo apontando nossas opiniões e os encontros foram tanto de forma remota como presencial tendo a participação de professores, doutores e mestres em alguns circuitos de palestras e rodas de conversa que enriqueceram ainda mais na formação das residentes. Relatar sobre o Programa serve como fonte de pesquisa sobre a importância de ter essas experiências formadoras, pois o mesmo nos incentiva a ter um pensamento mais crítico sobre a nossa prática docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.