Este trabalho de pesquisa visa analisar as práticas pedagógicas obtidas através do Programa Residência Pedagógica (PRP), que podem favorecer o ensino voltado para o aluno, tendo como objetivos: problematizar os benefícios do diário de bordo na vida do residente; analisar a prática pedagógica do professor na formação de um aluno crítico através do PRP e identificar como o Residência Pedagógica favorecer a construção da identidade do docente. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica, a partir de autores que estudam a formação docente em uma visão histórico crítica. Neste trabalho se apresenta alguns relatos da experiência vivenciadas no Programa Residência, através do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão-CESC campos Caxias, apresentando os resultados alcançados durante o primeiro módulo do Residência Pedagógica havendo o estudo teórico onde nos pressupõe ler textos e analisá-los no diário de bordo apontando nossas opiniões e os encontros foram tanto de forma remota como presencial tendo a participação de professores, doutores e mestres em alguns circuitos de palestras e rodas de conversa que enriqueceram ainda mais na formação das residentes. Relatar sobre o Programa serve como fonte de pesquisa sobre a importância de ter essas experiências formadoras, pois o mesmo nos incentiva a ter um pensamento mais crítico sobre a nossa prática docente.