Considerando o período pós-pandêmico e o impacto do isolamento social na aprendizagem matemática, pensou-se para o subprojeto de Matemática, a construção de cenários inclusivos para aprendizagem. O presente artigo tem por objetivo refletir sobre as crenças dos residentes e alunos da Educação Básica, integrantes do programa RP frente aos cenários inclusivos de aprendizagem matemática construídos e, consequentemente a contribuição deles para sua formação acadêmica. A questão de pesquisa norteadora é: quais as crenças referentes aos cenários de aprendizagem construídos são apresentadas pelos residentes? Pressupostos da neurociência cognitiva que evidenciam funções cognitivas como memória, atenção e emoção, além dos cenários inclusivos para aprendizagem nortearam o trabalho. A investigação tem cunho qualitativo, razão pela qual descreveu-se a estrutura adotada para a construção dos cenários inclusivos, acompanhada das entrevistas e depoimentos coletados junto aos participantes. Os resultados apresentam crenças dos residentes e alunos da escola campo integrantes do programa, revelando crenças e atitudes positivas que acredita-se estejam contribuindo para uma melhor aprendizagem e aproximação dos alunos com a matemática.