O professor pesquisador é aquele que faz o movimento entre teoria e a prática. É essa ação que irá produzir conhecimento a partir de uma base conceitual e filosófica. Nesse sentido, a proposição desse trabalho está em refletir e apresentar possibilidades metodológicas para o ensino de Geografia na educação básica. o ato de ensinar e aprender a ensinar se dá num cotidiano com realidades múltiplas. Em dias atuais, nota-se a tecnologia presente na sala de aula, nas escolas e no método de ensino. Nosso olhar se direciona à escola como observatório prático onde o professor em formação tem no seu objeto de estudo e experiência um universo específico, a escola. É nesse lugar que criam, pensam, fazem e aprendem e, ainda, propõe e transforma atos metodológicos em experimentos concretos lúdicos, são processos do aprender ‘brincando’ e do saber ‘fazendo’ numa pedagogia livre e libertária (Rocha, 2007; Moran, 2015). Nesse sentido, as metodologias ativas tornam-se eficientes como ferramentas práticas e diversas na interação com os sujeitos e conteúdo do processo: professor, aluno, ciência (Bernini, 2017). É isso, atividades que integrem o aluno à construção do saber os levam a um pensamento crítico sem descolar do seu espaço (real) de vivência e de relações sociais.