A pandemia de COVID-19 causou uma rápida transição para o ensino remoto, impactando significativamente a aprendizagem dos estudantes. Nos limites da Residência Pedagógica, a pesquisa objetivou investigar os desafios enfrentados na escola pós-pandemia, identificando as principais dificuldades e propondo estratégias. A coleta de dados usou abordagem qualitativa entre janeiro e junho de 2023, por meio de três técnicas: a)observações de aulas para compreender o processo de ensino e aprendizagem no período pós-pandemia; b) entrevistas com o gestor e a coordenadora pedagógica para obter informações sobre estratégias e desafios na coordenação e gestão escolar; c)análise de provas de língua portuguesa fornecidas pela professora para identificar defasagens na aprendizagem dos alunos. Os resultados mostraram desafios significativos na escola, como defasagem na aprendizagem devido à interrupção das aulas presenciais durante a pandemia, impactando o progresso acadêmico e gerando lacunas no aprendizado. Alunos e professores também enfrentaram dificuldades emocionais devido ao isolamento social e medo da doença, afetando negativamente a saúde emocional no ambiente escolar. A adaptação pedagógica foi um desafio, demandando ajustes em novas metodologias de ensino e superação de obstáculos tecnológicos no ensino online. A coordenação e gestão escolar lidaram com recursos limitados para implementar medidas preventivas e fornecer suporte adequado. Para enfrentar esses desafios, foram sugeridas medidas como programas de reforço e nivelamento para alunos, apoio emocional por meio de aconselhamento e atividades de bem-estar, além de estratégias eficazes de gestão para otimizar recursos e enfrentar desafios administrativos.