O artigo discute a transição do método tradicional de ensino para abordagens pedagógicas mais ativas, enfatizando a importância de motivar e envolver os alunos no processo de aprendizagem. O método tradicional é descrito como centrado no professor, com os alunos percebidos como receptores passivos de conhecimento, resultando em desinteresse e falta de envolvimento. Desta forma, este trabalho destaca a necessidade de desenvolver competências nos alunos para prepará-los para a vida após a escola, o que requer uma mudança na abordagem pedagógica tradicional, na qual o professor desempenha um papel central. As metodologias ativas, como a gamificação, são apresentadas como uma maneira eficaz de promover a autonomia dos alunos e engajá-los no processo de aprendizagem. A gamificação é definida como a aplicação de elementos de jogos em contextos educacionais para motivar e engajar os alunos. É mencionado que a gamificação é particularmente adequada para a educação formal, pois os alunos frequentemente têm experiência com jogos. A integração da gamificação no ensino é vista como uma abordagem promissora para tornar o ensino mais inovador e a aprendizagem mais dinâmica e autônoma. O artigo descreve uma atividade de intervenção chamada "Jogando com as Ervilhas", que utiliza a gamificação para ensinar conceitos de genética molecular a alunos do terceiro ano do ensino médio. Os resultados da atividade mostram que a gamificação aumentou o engajamento dos alunos, tornou o aprendizado mais divertido e facilitou a compreensão dos princípios genéticos.