O presente relato de experiência apresenta as atividades do Programa Residência Pedagógica desenvolvidas na escola da educação básica Centro de Ensino Santa Teresa, a partir do subprojeto da docente orientadora “A Residência Pedagógica (PRP): Fortalecendo e aperfeiçoando a formação Inicial de Professores de História”. Apresentamos as principais atividades realizadas a partir da proposta da disciplina eletiva de base: “Maranhensidade em Foco: o poder das lendas no imaginário popular”. Essa proposta visou compreender a construção das lendas da ilha de São Luís e a manifestação desses mitos no imaginário popular, como conhecimento favorecedor sobre a história local para os estudantes da 1ª série do ensino médio, conforme é propalado pelo Documento Curricular do Território Maranhense (DCTMA) sobre a questão da “maranhensidade”. Como embasamento teórico da eletiva e elaboração dos materiais a serem utilizados para o planejamento e culminância dessa disciplina, realizou-se a pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, sobre as lendas a serem trabalhadas, os conceitos que deveriam ser apresentados aos estudantes como “maranhensidade” e as diferenças entre lenda, conto e mito. A proposta para a culminância das eletivas sobre as principais lendas como a Lenda da Serpente, a Carruagem de Ana Jansen, a lenda do Bumba-meu-boi e a Lenda de São José de Ribamar, instigaram os estudantes a se envolverem na construção e desmitificação sobre alguns aspectos desse imaginário popular, o que despertou interesse dos estudantes em desenvolver um trabalho sobre a própria cultura local.