O objetivo da pesquisa consiste em elucidar as percepções relativas às dificuldades enfrentadas durante o período de regência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Este estudo adota uma abordagem descritiva, apresentando-se na forma de um relato de experiência. A pesquisa adere a uma metodologia qualitativa, com o objetivo de aprofundar a compreensão das análises realizadas pelos participantes do PIBID. O estudo foi conduzido com base nas experiências vivenciadas por três discentes: Klebeson Jonnatas de Almeida Araujo, Guilerme Rodrigo Macedo Costa e Maria Lucileide da Silva Abrantes, todos matriculados no curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Nessa análise, foram destacadas as complexidades enfrentadas por educadores que buscam implementar práticas pedagógicas no contexto escolar do sistema público de ensino. Diversos fatores emergiram como questões prementes, sendo a insuficiência de recursos esportivos principal, como equipamentos para a realização de determinadas práticas esportivas. Em suma, a análise crítica da integração do esporte no ambiente escolar proporcionou uma compreensão mais aprofundada das complexidades envolvidas e ressaltou a importância do PIBID como uma iniciativa crucial no contexto da formação de professores e no fortalecimento do sistema educacional para adaptações nas práticas esportivas diante as realidades vivenciadas no chão da escola.