Na atualidade, os trabalhos de ensino-aprendizagem acerca do aprimoramento das competências orais e escritas, a partir de gêneros textuais/discursivos, vêm sendo muito pertinentes. O gênero Letra de Canção está inserido no cotidiano dos estudantes e também é uma forma de expandir o repertório linguístico-cultural e o desenvolvimento da compreensão crítica. Seguindo esse raciocínio, o objetivo deste estudo é: investigar como o gênero textual/discursivo Letra de Canção, através de This is America (2018), pode desenvolver a compreensão crítica, o repertório linguístico, tanto na oralidade como na escrita em sala de aula. Esta pesquisa-ação está amparada nos pressupostos de Bakhtin (2011); Bazerman (2005); Bezerra (2022); Costa (2022); Marcuschi (2008, 2010 e 2022); Pimenta (2008); Silva (2020), dentre outros. O estudo em tela foi motivado pela participação dos bolsistas no subprojeto de Letras, vinculado ao PIBID/CAPES/UNEAL, em parceria com uma escola estadual de Alagoas. A atual pesquisa é de natureza qualitativa. A metodologia adotada em sala de aula ancora-se no modelo da Sequência Didática (SD) proposto por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), com nossas adaptações. A análise do corpus centra-se no modelo de operações textuais-discursivas de Marcuschi (2010). Enfatizamos que a relevância do trabalho se dá por expor como o gênero Letra de Canção, trabalhado em sala de aula por meio de análise, compreensão, discussão e produção escrita, pode ser produtivo e enriquecedor para o desenvolvimento do repertório linguístico e compreensão crítica em estudantes do terceiro ano do ensino médio da esfera pública.