Consiste em um relato de experiência das práticas vivenciadas no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do curso de Licenciatura Plena em Letras-Inglês na Universidade Estadual do Piauí. Focamos nas atividades de monitorias e oficinas que foram realizadas em uma instituição pública de Ensino Integral, tendo como objetivo a aplicação de atividades que auxiliassem os alunos na sala de aula, mediando o ensino dos conhecimentos linguísticos e vocabulário da língua Inglesa. Para isso, utilizamos a literatura inglesa, Romeu e Julieta, utilizando as estratégias de leitura Skimming e Scanning, para a compreensão do texto, bem como o reconhecimento do conhecimento linguístico da língua. Contamos ainda com o uso de metodologias ativas para o auxílio do vocabulário. As atividades foram realizadas de maio até final de junho de 2023, com a participação de alunos do 6° ao 9° ano. Durante o período das atividades pôde-se verificar alguns fatores importantes no aprendizado da segunda língua, tais como o uso adequado da língua materna em sala de aula, fatores ambientais e psicológicos – interação e auxílio entre colegas, autoestima, confiança, motivação etc. –, observações confirmadas em posterior revisão bibliográfica. As monitorias e oficinas apresentaram bons resultados, tendo os alunos se mostrado participativos, concentrados e interativos, quesitos que influenciam positivamente no processo de ensino aprendizagem.