Este artigo retrata a experiência relacionada à sistematização das práticas avaliativas na Escola Classe 305 Sul, no subprojeto- Pedagogia do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID, da Universidade de Brasília. O projeto oportuniza aos estudantes dos cursos de licenciatura a vivência no espaço escolar e a relação teoria e prática durante a graduação, refletindo sobre as características docente, e a atuação nos anos iniciais do ensino fundamental I, sob a marca da polivalência, lidando com diferentes áreas do currículo da educação básica. Assim, discute-se a sistematização de conhecimentos e práticas avaliativas observadas diante da organização do trabalho pedagógico de uma professora do terceiro ano. Considera-se ainda, a temática avaliação indispensável na formação docente/atuação, abordada tanto nos estudos dos cursos de Pedagogia, quanto nos documentos legislativos da educação básica do Distrito Federal. O texto baseia-se nesses documentos, a Base Nacional Comum Curricular, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Diretrizes das Avaliações Educacionais do Distrito Federal, além do Projeto Político Pedagógico da Instituição e nos autores Luckesi (2005) e Villas Boas (2011) sobre avaliação, e Cruz (2012;2017) a propósito da profissionalidade polivalente. Por fim, a pesquisa permite compreender os resultados obtidos nessa turma através das diferentes práticas avaliativas, principalmente o TRS, teste de revisão semanal, atualmente reconhecido como uma ação que tem apresentado bons resultados, propiciado bom desempenho e maior desenvoltura nas provas e atividades cotidianas, maior confiança para resolução de problemas escritos e orais e a possibilidade de integrar diferentes disciplinas em uma avaliação, sem fragmentação do conhecimento.