AFINAL, O QUE APRENDE QUEM ENSINA? ELEMENTOS SOBRE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NO PIBID, ÁREA DE PEDAGOGIA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103847 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1387 "inscrito_id" => 2402 "titulo" => "AFINAL, O QUE APRENDE QUEM ENSINA? ELEMENTOS SOBRE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NO PIBID, ÁREA DE PEDAGOGIA" "resumo" => "O trabalho ora apresentado busca apresentar uma reflexão sobre as aprendizagens construídas na supervisão/acompanhamento das atividades desenvolvidas junto ao Programa de Bolsa de Iniciação à Docências (PIBID), Área de Pedagogia, Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), Universidade Federal do Piauí (UFPI). A necessidade de refletir sobre nossa atuação junto ao Programa apresenta-se como uma provocação para sustentar melhor nossas ações, de modo a nos ajudar a percebermos como, em nossa ação de supervisão, são oportunizados espaços de formação e reflexão sobre o trabalho junto as crianças, suas famílias, mas, e sobretudo, junto aos estudantes do PIBID CAFS/UFPI. Apoiamos nossas reflexões nos estudos desenvolvidos por Freire (1997), Formosinho (2010), Marques (1999), Nóvoa (1995) e Zabalza (2004; 2011) Tardif (2014). O estudo caracteriza-se como relato de experiências, e utiliza como instrumentos de pesquisa nossos cadernos de formação, além dos registros e da documentação das experiências e vivências junto ao PIBID CAFS/UFPI. Lançamos mão ainda de elementos das nossas histórias de vida, formação e de desenvolvimento profissional docente. A oportunidade de participação junto ao PIBID tem ampliado, fortalecido e renovado nossos saberes, nos ajudando a construir um novo olhar sobre o trabalho pedagógico na Escola. Ao buscarmos alternativas e possibilidades de mudanças, reconstruirmos nossa ação e os nossos modos de fazer junto as crianças, pais e/ou responsáveis e a comunidade educativa. Assim, o trabalho como supervisoras tem sido uma experiência dinâmica, que exige de nós uma reflexão constante e dialógica sobre a organização do ensino, e a formação inicial de professores." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID2402_TB1387_20112023204828.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEONARDO JOSÉ FREIRE CABÓ MARTINS" "autor_nome_curto" => "LEONARDO CABÓ" "autor_email" => "freirecabo@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103847 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1387 "inscrito_id" => 2402 "titulo" => "AFINAL, O QUE APRENDE QUEM ENSINA? ELEMENTOS SOBRE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NO PIBID, ÁREA DE PEDAGOGIA" "resumo" => "O trabalho ora apresentado busca apresentar uma reflexão sobre as aprendizagens construídas na supervisão/acompanhamento das atividades desenvolvidas junto ao Programa de Bolsa de Iniciação à Docências (PIBID), Área de Pedagogia, Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), Universidade Federal do Piauí (UFPI). A necessidade de refletir sobre nossa atuação junto ao Programa apresenta-se como uma provocação para sustentar melhor nossas ações, de modo a nos ajudar a percebermos como, em nossa ação de supervisão, são oportunizados espaços de formação e reflexão sobre o trabalho junto as crianças, suas famílias, mas, e sobretudo, junto aos estudantes do PIBID CAFS/UFPI. Apoiamos nossas reflexões nos estudos desenvolvidos por Freire (1997), Formosinho (2010), Marques (1999), Nóvoa (1995) e Zabalza (2004; 2011) Tardif (2014). O estudo caracteriza-se como relato de experiências, e utiliza como instrumentos de pesquisa nossos cadernos de formação, além dos registros e da documentação das experiências e vivências junto ao PIBID CAFS/UFPI. Lançamos mão ainda de elementos das nossas histórias de vida, formação e de desenvolvimento profissional docente. A oportunidade de participação junto ao PIBID tem ampliado, fortalecido e renovado nossos saberes, nos ajudando a construir um novo olhar sobre o trabalho pedagógico na Escola. Ao buscarmos alternativas e possibilidades de mudanças, reconstruirmos nossa ação e os nossos modos de fazer junto as crianças, pais e/ou responsáveis e a comunidade educativa. Assim, o trabalho como supervisoras tem sido uma experiência dinâmica, que exige de nós uma reflexão constante e dialógica sobre a organização do ensino, e a formação inicial de professores." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID2402_TB1387_20112023204828.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEONARDO JOSÉ FREIRE CABÓ MARTINS" "autor_nome_curto" => "LEONARDO CABÓ" "autor_email" => "freirecabo@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }