A reforma do Novo Ensino Médio passou a ser orientada pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Dentre suas proposições, houve a indicação da formação e organização dos arranjos curriculares baseados em competências que vão compor os itinerários formativos. Diante dessa temática, o presente trabalho teve o objetivo de averiguar a importância do conhecimento sobre os itinerários formativos no contexto dos alunos do 9º Ano, por meio de um relato de experiência pedagógica realizado durante a aplicação de uma atividade contida em uma estratégia de aprendizagem ativa. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa com suporte em material etnográfico, produzido por meio de observação participante como integrante do Programa de Iniciação à Docência, subprojeto biologia da Universidade Federal do Ceará, na Escola Municipal José Bonifácio de Sousa e registrado em diário de campo como relatos autobiográficos. O pensamento de Paulo Freire (1996; 2019) foi utilizado como suporte teórico para a discussão sobre autonomia na educação. Como resultados iniciais, foi notável a necessidade de métodos de aprendizagem ativa, como o Fishbowl, para agregar conhecimento aos estudantes, convidando para o debate e desenvolvimento de sua autonomia, tornando-os sujeitos ativos durante seu processo de aprendizagem e não simplesmente apresentar inúmeras opiniões e dados negativos a respeito no Novo Ensino Médio. É possível concluir que a estratégia de aprendizagem ativa mostrou-se essencial para estimular a participação dos estudantes dentro de sala e consequentemente facilitar o entendimento e a apreensão da discussão sobre o tema.