O presente estudo aborda a influência dos Chromebooks na educação, particularmente no contexto de uma turma do 3º ano do ensino médio em Rondonópolis, MT. O estudo avalia o engajamento dos alunos, em sua maioria nativos digitais, em relação ao uso desses dispositivos. A pesquisa qualitativa foi conduzida por meio de questionários aplicados aos professores e alunos. Os resultados apontaram que os Chromebooks desempenham um papel significativo nas atividades pedagógicas, especialmente devido ao acesso a recursos educacionais online e à facilidade de colaboração e compartilhamento de documentos. Isso substituiu, em certa medida, o uso de celulares em sala de aula, permitindo algum controle sobre essas ações, mesmo que os dispositivos em si não ofereçam recursos nativos para gerenciamento. No entanto, existem aplicativos de gerenciamento de sala de aula e controle parental que podem ser instalados para essa finalidade. O estudo também explorou a familiaridade dos alunos com a tecnologia, suas habilidades digitais e preferências pessoais. A conclusão geral é que os Chromebooks são bem aceitos pelos alunos e contribuem para uma experiência educacional enriquecedora. Essa pesquisa foi conduzida como parte do Programa Residência Pedagógica - Subprojeto Língua Portuguesa da Universidade Federal de Rondonópolis e utilizou conceitos de autores como Paulo Freire, José Manuel Moran, Antonia Ribeiro e Marilia Carvalho como base teórica. Em suma, os Chromebooks oferecem benefícios, como acesso a recursos online e colaboram no controle do uso de dispositivos móveis em sala de aula.