O presente trabalho teve origem nas atividades conduzidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado ao curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha - Campus Júlio de Castilhos. As ações do programa ocorrem na Escola Municipal Visconde de Mauá desde abril deste ano, com atividades quinzenais, envolvendo a participação de dois bolsistas e uma coordenadora. Sabe-se que as operações com números inteiros e equações do 1º grau são alguns dos conteúdos que os estudantes apresentam uma difícil compreensão, pois é trabalhado a partir do 7º ano do Ensino Fundamental e não foi estudado nos anos anteriores, assim estes objetos de conhecimento aparentam estranheza aos estudantes. Então percebe-se que desenvolver um trabalho, com perspectivas à aprendizagem dos estudantes, é de suma importância para o professor que tem vontade de mudar esta realidade. Mas, para isso é necessário que os estudantes sejam instigados e desafiados a aprender. Neste relato de experiência, pibidianos conduziram atividades em dois encontros com alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental. A atividade consistiu em um jogo de tabuleiro de tamanho 8x8 com 64 peças coloridas distintas, cada uma representava um número inteiro ou variáveis x. Essa abordagem lúdica e interativa permitiu que os alunos participantes pudessem desenvolver suas habilidades matemáticas de uma maneira envolvente e prática. Além disso, a conexão entre cores, valores numéricos e símbolos variáveis auxiliou na compreensão dos conceitos abstratos presentes na matemática. O engajamento dos estudantes foi notável, demonstrando a eficácia desse tipo de estratégia no processo de aprendizagem.