Este trabalho reporta-se às atividades realizadas no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP), vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Oeste do Pará (PRP/Pedagogia/UFOPA), no Município de Santarém, Pará. A atividade que embasa as reflexões apresentadas trata-se de um momento formativo em formato de palestra, analisada sob a perspectiva das residentes, com aporte em Monferrari e Rodrigues (2021), Skliar (1999) e Woodward (2000), entre outros autores. Reporta-se à aspectos como a inserção das residentes, autoras deste trabalho, na escola-campo, Ezeriel Mônico de Matos, vinculada à Rede Estadual de Educação do município supracitado. Aborda também atividades de integração e preparação para a compreensão quanto à educação atrelada à construção de conhecimentos teórico-práticos, pautado no trabalho colaborativo, uma vez que público do educandário é atualmente composto por uma parcela significativa de jovens e adultos, público da Educação Especial. Discute-se a diversidade humana na perspectiva da sustentabilidade planetária. Entre os principais resultados destaca-se que a ampla adesão do público à discussão quanto à educação inclusiva, ao tomar ciência do processo de invisibilização socialmente naturalizado, em uma problemática que vai do macro ao micro. No mais, não cabe mais desconsiderar a diversidade, o educador deve considerar a atenção e presença como parte fundamental do seu trabalho.