Este artigo tem como objetivo compreender as potencialidades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na trajetória formativa de professores/as de Geografia, por meio do Método (auto)biográfico e da análise de entrevistas narrativas (auto)biográficas, realizadas com pibidianos/as, professores/as ex-supervisores/as e ex-coordenadores/as do Programa. Visto que o PIBID, como política pública federal, possibilita a articulação das trajetórias de professores/as, em diferentes etapas de formação, acaba fortalecendo a integração entre os espaços formais de formação: a universidade e a escola. Além disso, a participação no Programa proporciona experiências que impactam positivamente no percurso formativo docente, englobando aspectos como a aproximação entre a universidade e a escola, a construção de um espaço íntimo formativo, tecendo relações com o contexto social que estamos inseridos/as. As potencialidades do PIBID são desenvolvidas ao repensar a formação de professores/as de forma crítica e reflexiva, colaborativa e cooperativa, ao mesmo tempo em que, reinventa a prática docente, oxigenando o espaço escolar.