Ensinar Geografia significa ensinar sobre o mundo e a sociedade, pois é uma ciência voltada à produção social. Desta forma, também tem por objeto, os sujeitos desta produção, inclusive os próprios estudantes, professores e a comunidade escolar. É através do estudo da Geografia que adquire-se não apenas noções de espacialidade, mas analisa-se as interações do ser humano com o ambiente ao seu redor, alcança-se conhecimento da natureza e das leis do movimento da formação econômico-social através do espaço, assim contribuindo para a formação de uma consciência cidadã. Diante desses fatos, observa-se a tamanha importância do ensino e análise do pensamento geográfico no decorrer de toda formação escolar. Sendo assim, o presente trabalho pretende relatar experiência prática da autora, enquanto bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em escola pública localizada no bairro do Sá Viana, região periférica da capital do Maranhão, São Luís. Numa análise qualitativa, expõe sua vivência junto à turma 800, seu supervisor e comunidade escolar. Expõe a realidade de vulnerabilidade social apresentada, as atividades geográficas realizadas junto ao corpo estudantil, as dificuldades encontradas, como na leitura e interpretação, e as estratégias planejadas e utilizadas no âmbito da Geografia para alcançar êxito no processo global de ensino-aprendizagem, assim como os resultados alcançados na sua análise dessa realidade, como o aumento do interesse nos conteúdos através da discussão de temas importantes.