No ensino de Física, deparamos com múltiplas dificuldades enfrentadas em sala de aula, em decorrência da abordagem como os conteúdos são transmitidos mediante a memorização de fórmulas, sem contextualização daquilo que se ensina. Com isso, os experimentos são de grande aceitabilidade dos estudantes, pois, tornam as aulas mais dinâmicas, divertidas e contextualizadas. Este trabalho foi realizado no Centro de Excelência Professor Abelardo Romero Dantas (CEPARD), no município de Lagarto-SE. Teve-se como objetivo facilitar a compreensão acerca do tema associação de resistores, utilizando como metodologia a aula experimental de demonstração aberta e verificação, com duas placas fornecidas pelo supervisor e configurada com associação em série e em paralelo. Os resultados mostram que os alunos levantaram diversos questionamentos, envolvendo dúvidas pertinentes à representação de resistores, códigos de cores e os conceitos de resistência equivalente. Dessa forma, a incorporação do experimento despertou o engajamento dos discentes, evidenciando uma clara compreensão por parte deles em relação a certos conceitos de associação de resistores. Vale ressaltar que uma das vantagens é a possibilidade de conduzir para toda turma com apenas uma única placa, além disso, pode ser replicado em plataformas online, como o PhET.