Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A PRÁTICA EXPERIMENTAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIRCUITOS ELÉTRICOS NO ENSINO MÉDIO

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Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

No ensino de Física, deparamos com múltiplas dificuldades enfrentadas em sala de aula, em decorrência da abordagem como os conteúdos são transmitidos mediante a memorização de fórmulas, sem contextualização daquilo que se ensina. Com isso, os experimentos são de grande aceitabilidade dos estudantes, pois, tornam as aulas mais dinâmicas, divertidas e contextualizadas. Este trabalho foi realizado no Centro de Excelência Professor Abelardo Romero Dantas (CEPARD), no município de Lagarto-SE. Teve-se como objetivo facilitar a compreensão acerca do tema associação de resistores, utilizando como metodologia a aula experimental de demonstração aberta e verificação, com duas placas fornecidas pelo supervisor e configurada com associação em série e em paralelo. Os resultados mostram que os alunos levantaram diversos questionamentos, envolvendo dúvidas pertinentes à representação de resistores, códigos de cores e os conceitos de resistência equivalente. Dessa forma, a incorporação do experimento despertou o engajamento dos discentes, evidenciando uma clara compreensão por parte deles em relação a certos conceitos de associação de resistores. Vale ressaltar que uma das vantagens é a possibilidade de conduzir para toda turma com apenas uma única placa, além disso, pode ser replicado em plataformas online, como o PhET.

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