O presente trabalho surgiu a partir das atividades realizadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal Farroupilha - Campus Júlio de Castilhos, que tem suas atividades desenvolvidas na Escola Municipal Visconde de Mauá, desde março do corrente ano, por quatro alunos. O objetivo do PIBID é inserir os estudantes dos cursos de licenciatura plena em atividades pedagógicas em escolas públicas na educação básica, aperfeiçoando sua formação e contribuindo para a melhoria da qualidade da educação em nossas escolas, por meio de atividades inovadoras e diversificadas. A prática é um recurso metodológico que facilita o processo de ensino, fugindo das metodologias tradicionais, proporcionando o desenvolvimento do senso crítico onde o aluno está livre para apropriar-se do conteúdo e apresentar suas hipóteses, despertando assim, a curiosidade e consequentemente o interesse dos educandos. Tornando-se fundamental para o desenvolvimento da pesquisa e a vivência da teoria que é trabalhada em aula.