O Subprojeto Geografia do Pibid desenvolvido na 3ª Série do Ensino Médio no CEPAE-UFG busca integrar teoria e prática, colocando os estudantes em contato direto com a rotina escolar. Essa imersão é fundamental para que os futuros professores possam compreender as complexidades do ambiente de ensino, adquirir habilidades planejamento escolar de sala de aula e desenvolver estratégias pedagógicas adequadas. Durante essa etapa formativa, os participantes têm a oportunidade de observar a dinâmica das aulas, acompanhar o trabalho dos professores experientes e interagir com os escolares. Isso permite que eles compreendam as diferentes realidades e necessidades dos estudantes, bem como verificar suas próprias abordagens pedagógicas em um ambiente escolar da Educação Básica. Além da observação, os participantes são gradualmente introduzidos à prática de planejamento e ministração de aulas. Essa progressão gradual ajuda a reduzir a ansiedade e a aumentar a confiança dos futuros professores. Sob a orientação dos professores supervisores, os estudantes começam a desenvolver atividades e planos de aula, adaptando os conteúdos curriculares às características dos alunos e aos objetivos educacionais.