Jogos didáticos são uma ferramenta valiosa na educação, eles combinam diversão e aprendizado de maneira eficaz. Ao incorporar elementos lúdicos, desafios e competições, os jogos têm o potencial de tornar o processo de aprendizado mais atraente e motivador, especialmente para estudantes de todas as idades. O presente trabalho trata do relato de experiência da aplicação de um jogo didático em duas turmas do 3° ano no município de Coari-AM, por meio do Programa de Residência Pedagógica. Sendo assim o objetivo é relatar a experiência da aplicação de um jogo didático sobre as espécies ameaçadas de extinção da Amazônia. O jogo didático contém 34 cartas, cada carta é uma espécie ameaçada de extinção, com curiosidades e as seguintes características: grau de ameaça; causas de extinção; unidades de conservação. Cada um destes fatores é indicado por uma pontuação, representando o nível de poder da carta no jogo didático. Quanto menor for a ameaça de extinção da espécie, mais poder a carta tem no jogo, logo a maior carta vence e ganha aquele jogador que fica com o maior número de cartas nas mãos. A aplicação demonstrou a eficácia e impacto positivo da abordagem educacional por meio de um jogo didático para promover o entendimento e a conscientização dos estudantes sobre espécies ameaçadas de extinção na região da Amazônia. Portanto, a implementação do jogo didático foi bem-sucedida em alcançar seus objetivos educacionais, contribuindo para a sensibilização dos alunos em relação às espécies ameaçadas da Amazônia e sua importância na preservação do meio ambiente.