O presente trabalho apresenta como objeto de estudo o diálogo sobre a importância do Programa Residência Pedagógica para a formação docente, destacando experiências vivenciadas por acadêmicas do Curso de Pedagogia. Este programa proporciona o desenvolvimento de habilidades e competências para contribuir com uma educação de qualidade. Ressalta-se, nesse contexto, que os objetivos dessa pesquisa tem como intuito analisar a amplitude do Programa Residência Pedagógica - PRP para a formação docente no município de Oeiras-PI. Como objetivos específicos: caracterizar os desafios experienciados pelas residentes do Programa Residência Pedagógica, do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí-UESPI; Refletir de que maneira as vivências, através das observações e regência, contribuíram para o desenvolvimento de competências, reflexão crítica e construção de identidade profissional. A partir das considerações propostas, dialogamos com Libâneo (2017); Nóvoa (1997), dentre outros. Nesse intuito, a metodologia do estudo caracteriza-se em um contexto qualitativo, considerando as perspectivas da pesquisa narrativa. Dessa maneira, dialogamos com os estudos de Creswel (2007); Souza (2006), entre outros. Como resultados, podemos concluir que as experiências práticas contribuem de forma significativa para o processo de formação em uma perspectiva crítica e emancipatória.