O presente estudo busca por meio da compostagem, promover a educação ambiental dos alunos, voltada para a conscientização da destinação correta de resíduos orgânicos. O trabalho foi realizado pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), com apoio e supervisão do professor da disciplina de Ciências, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jarbas Passarinho (Sousa) situada no bairro de Souza, no município de Belém (PA). Os participantes foram alunos do 6º e 7° ano do Ensino Fundamental, da disciplina de Ciências. A abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa e descritiva, empregando rodas de conversa, aulas expositivas e atividade prática em que foram construídas mini composteiras com garrafas PET, utilizando resíduos orgânicos provenientes da merenda escolar e das próprias residências dos alunos. Essa atividade contribuiu para o desenvolvimento do senso crítico dos discentes em relação às questões ambientais e descarte correto de resíduos, além disso, envolveu a comunidade escolar como um todo, visto que os funcionários participaram da construção das composteiras segregando e fornecendo os resíduos necessários para a montagem.