Os jogos podem desempenhar um papel importante no processo de ensino e aprendizagem, pois podem auxiliar deixando as aulas mais dinâmicas e envolventes. Em matemática, há diversos jogos que podem ser utilizados para auxiliar no ensino e aprendizagem de conteúdos. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo descrever a utilização do disco de frações e do dominó de frações como recursos didáticos para ensinar frações no 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Marabá, Pará. Para isso, utilizamos a metodologia qualitativa, os relatos de experiência e os diários de bordo elaborados durante oito aulas, no mês de junho de 2023. Para fundamentar usamos autores e documentos oficiais, tais como: Mussi, Flores e Almeida (2021), Pontes (2019), Minayo (2007), Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018), Grando (1995). Ficaram evidenciadas as dificuldades que os alunos tiveram com conteúdos da unidade temática Números, pertencente à BNCC, o que revelou que situações-problema e recursos didáticos, como os jogos que envolvem as operações matemáticas (adição, subtração, multiplicação e divisão), precisam ser trabalhados com mais frequência nas aulas. Por fim, observamos que os recursos do LEM, aliados à prática docente, colaboraram para os alunos compreenderem os conteúdos abordados, principalmente o de frações, e para o envolvimento dos mesmos com as atividades propostas. Alguns apresentaram dificuldades no início por não terem conhecimento das frações, tanto na forma numérica quanto na gráfica, mas detectamos que no decorrer das atividades, eles conseguiram identificar, compreender e aprender o conteúdo de frações.