Este trabalho apresenta um relato de experiência como preceptores do Programa Residência Pedagógica (PRP) no curso de Licenciatura Intercultural da Universidade Federal de Roraima (UFRR), no período de novembro de 2022 a abril de 2023. O objetivo é apresentar os desafios da formação de professores na perspectiva da interdisciplinaridade, o que resultou na concretização dos diagnósticos escolares e comunitários de 10 bolsistas em 03 escolas municipais e em 07 escolas estaduais indígenas em Roraima. O procedimento metodológico utilizado foi a abordagem qualitativa descritiva. As experiências vivenciadas como professora indígena e preceptora contribuíram para a compreensão das dificuldades e dos desafios que os alunos residentes tiveram no espaço acadêmico, na escola e na comunidade. Com a formação, puderam ter mais segurança, visto que os alunos residentes, através das ações formativas e das orientações, foram conduzidos a fazer reflexões sobre a teoria e a prática, compreendendo os aspectos pedagógicos, o contexto escolar e a vivência comunitária. Dessa forma, acredita-se que, ao refletir sobre os conhecimentos acadêmicos, socializando os espaços escolares e o contexto de vida da comunidade, foi possível facilitar o processo formativo e as práticas escolares.