Este texto trata de um relato de experiência do grupo de pesquisa em EducAção, Linha Formação de Professores, Saberes e Práticas Educativas sobre as práxis de Estágio de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. O objetivo foi apresentar os caminhos formativos trilhados no estágio e no Programa de Residência Pedagógica das licenciaturas de Química e Ciências Biológicas com suporte na formação com pesquisa e nos pressupostos da Educação Maker. As atividades desenvolvidas incidem no desenvolvimento colaborativo de projetos de ensino, pesquisa e extensão, produção de materiais didáticos na impressora 3D e avaliação na escola envolvendo docentes orientadores, supervisores, estagiários. Os resultados indicam que o trabalho com a impressora 3D na perspectiva da Educação Maker, para o desenvolvimento de práticas de ensino, projetos de investigação, pelos licenciandos e residentes do PRP, de forma colaborativa com professores e preceptores, nas escolas públicas da Educação Básica, tem fortalecido o processo de formação inicial de professores na instituição.