Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

ÉTICA DA ALTERIDADE E ENSINO DE PROBLEMAS FILOSÓFICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 06: Cidadania, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 102892
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 267
    "inscrito_id" => 5841
    "titulo" => "ÉTICA DA ALTERIDADE E ENSINO DE PROBLEMAS FILOSÓFICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "O presente relato de experiência se baseia na prática da residência pedagógica em Filosofia com estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Benvinda de Carvalho, localizada em Belo Horizonte. Para tanto utilizou-se como fundamentação teórica dessa experiência as noções de ética e alteridade em Emanuel Levinas, o ensino de filosofia como problema filosófico a partir de Alejandro Cerlleti, a noção de força no pensamento de Simone Weil e a metodologia das rotinas de pensamento proposta pelo Projeto Zero, da Universidade de Harvard, para introdução do tema “violência e racismo”."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 06: Cidadania, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID5841_TB267_28082023202715.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO JUNIO DE ALMEIDA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO"
    "autor_email" => "thiago.juniodealmeida@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 102892
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 267
    "inscrito_id" => 5841
    "titulo" => "ÉTICA DA ALTERIDADE E ENSINO DE PROBLEMAS FILOSÓFICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "O presente relato de experiência se baseia na prática da residência pedagógica em Filosofia com estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Benvinda de Carvalho, localizada em Belo Horizonte. Para tanto utilizou-se como fundamentação teórica dessa experiência as noções de ética e alteridade em Emanuel Levinas, o ensino de filosofia como problema filosófico a partir de Alejandro Cerlleti, a noção de força no pensamento de Simone Weil e a metodologia das rotinas de pensamento proposta pelo Projeto Zero, da Universidade de Harvard, para introdução do tema “violência e racismo”."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 06: Cidadania, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID5841_TB267_28082023202715.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO JUNIO DE ALMEIDA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO"
    "autor_email" => "thiago.juniodealmeida@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O presente relato de experiência se baseia na prática da residência pedagógica em Filosofia com estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Benvinda de Carvalho, localizada em Belo Horizonte. Para tanto utilizou-se como fundamentação teórica dessa experiência as noções de ética e alteridade em Emanuel Levinas, o ensino de filosofia como problema filosófico a partir de Alejandro Cerlleti, a noção de força no pensamento de Simone Weil e a metodologia das rotinas de pensamento proposta pelo Projeto Zero, da Universidade de Harvard, para introdução do tema “violência e racismo”.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.